MIS RJ RUMO AOS 60 ANOS!

  • 13/09/2024

MIS RJ RUMO AOS 60 ANOS!

Em 2025, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) completará 60 anos – uma trajetória que reflete maturidade e a sensação de dever cumprido. Fundado com a missão de preservar a memória cultural do país, o museu foi idealizado por visionários que se dedicaram a torná-lo uma referência. É com orgulho que iniciamos o projeto "MIS RJ RUMO AOS 60 ANOS", que celebrará ao longo de um ano os feitos conquistados e projetará os próximos 60 anos dessa importante instituição.

Este projeto é uma homenagem a todos que, com esforço e dedicação, tornaram o MIS RJ o que é hoje: um guardião da cultura nacional e uma verdadeira cápsula do tempo, preservando o legado confiado por tantas gerações.

“O MIS é a casa de salvaguarda mais importante do Estado do Rio de Janeiro. É ele que guarda, armazena todo o potencial de audiovisual, daquilo que a gente produz de imagem e de som. Então, quero passar por aqui para valorizar o trabalho realizado pelo MIS e celebrar toda ação pública que ele vem prestando ao Estado do Rio de Janeiro”. Depoimento da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros.

O museu, ao longo de seus 59 anos, tem recolhido não apenas coleções, mas também fragmentos da história do nosso povo. Acreditamos que um país se constrói respeitando sua memória, idealizando o futuro para viver um presente mais criativo e pleno.

“Considero o Museu da Imagem e do Som uma das instituições culturais mais importantes do nosso país. Ela revela autores, preserva imagens e tem dado muitas alegrias ao povo cultural do nosso país, e isso é uma razão de satisfação para qualquer intelectual. Figurar no acervo do Museu da Imagem e do Som é uma glória. E eu espero que isso se enriqueça cada vez mais com a adoção de outras providências e outras inaugurações a que o MIS faz jus”. Depoimento do Professor e Imortal da ABL, Arnaldo Niskier.

As coleções do MIS RJ são a expressão viva da sociedade como um todo. Diariamente, o museu assume a responsabilidade de preservar a integridade de seu vasto acervo. Com uma equipe de 54 servidores dedicados, temos a nobre missão de manter esse patrimônio disponível para a sociedade, honrando a confiança daqueles que nos confiam suas preciosas histórias.

“Viva o MIS, essa instituição tão importante pra preservação da memória do nosso país. Eu sou Mariana Vielmond, sou filha do ator José Wilker, então pra mim o MIS tem um significado ainda mais especial porque hoje a casa que abriga os livros, os CDs e DVDs que fazem parte do acervo do meu pai. Foi também no MIS que o meu pai gravou um Depoimento para a Posteridade em 2011, onde ele conta toda a sua trajetória artística, através de histórias divertidas, inusitadas, apaixonadas, dando o seu ponto de vida pessoal a respeito de trabalhos e obras que se tornaram um marco na nossa cultura. Então, viva o MIS, por muitos e muitos anos mais, fazendo esse trabalho tão fundamental”. Depoimento da Roteirista e filha de José Wilker, Mariana Vielmond.

Chegamos aos 59 anos no último dia 3 de setembro de 2024, e constatamos que, desde a inauguração do MIS RJ em 1965, quando o então governador da Guanabara, Carlos Lacerda, nos deixou uma meta clara em seu discurso, seguimos firmes no compromisso de honrar os ideais dos fundadores desta instituição.

“Este Museu visa documentar em som e imagem esse esforço do homem brasileiro, do homem carioca, dos homens de todas as nações que para aqui vieram convergentes formar, ampliar, reformar, desenvolver, tornar viva, humana, colorida, variada, multiforme, infinitamente alegre, mas infinitamente sofrida, a gloriosa e valorosa cidade de São Sebastião de Rio de Janeiro. [...] um museu novo, quase único no seu gênero no mundo, em todo caso, o primeiro no Brasil nessa modalidade, para que o Rio se contemple no passado a fim de se entender no presente, e se decifrarmos enigmas que se lhes oferecem para o seu futuro [“...]” Parte do Discurso de inauguração do MIS RJ pelo Governador da Guanabara em três de setembro de 1965. Governador Carlos Lacerda.

Como gestor do Museu da Imagem e do Som, quero reafirmar nosso compromisso com a transparência, respeito e dedicação. Nosso objetivo é sempre promover cultura e conhecimento a todos que buscam o MIS RJ.

“Não há nada mais importante e querido para mim do que o Museu da Imagem e do Som fui, de fato, o 1º diretor executivo, havia um diretor responsável, que não era eu, e que me entregou o cargo de diretor executivo, recém-criado, pelo governador Carlos Lacerda e Rafael de Almeida Magalhães, e mal sabia a que ele poderia se destinar. Logo, imaginei que se pudessem fazer naqueles belos estúdios, depoimentos. Então, imaginei um Depoimento para a Posteridade. Esse nome posteridade marcou a definição do Museu da Imagem e do Som e pelo sucesso contínuo do projeto indo adiante, ganhando páginas em todos os jornais do Rio, o Museu da Imagem do Som foi muitas vezes replicado, eu pessoalmente me envolvi disso como convidado, em várias cidades importantes do país. Portanto, teve tantas atividades o Museu da Imagem e do Som, quero crer que tenha como primeira grande figuração o Depoimento para a Posteridade, isso gerou uma série de configurações de depoimentos gravados, depoimentos em fitas ou vídeos no mundo inteiro”. Depoimento do Primeiro gestor executivo do MIS RJ DE 1965 ATÉ 1971, Jornalista Ricardo Cravo Albin.

Hoje, com grande satisfação, anunciamos o lançamento do projeto "MIS RJ RUMO AOS 60 ANOS" e a liberação dos recursos no valor de R$ 3,1 milhões, Investimento que será feito através da Pnab, com convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ e a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro que vai garantir revitalização da fachada e espaços internos necessários para a restauração total da sede da Lapa do MIS RJ. Essa expansão permitirá um aumento na capacidade de armazenamento e proteção maior dos acervos e melhores condições para os servidores. Quando a sede de Copacabana estiver pronta, o acervo permanecerá protegido na Lapa, preservado com o cuidado e comprometimento de nossos servidores.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das celebrações. 1 ano de eventos e festividades rumo ao 60º aniversário do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro!

CESAR MIRANDA RIBEIRO 

Presidente da FMIS RJ


#Compartilhe

Aplicativos


Programa

Pérolas do MIS

top1
1. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top2
2. Curumbande

Elza Soares

top3
3. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top4
4. O Mar Serenou

Clara Nunes

top5
5. Não Deixe o Samba Morrer

Alcione

Oferecimento