Sérgio Mendes, um grande arranjador da música brasileira

  • 06/09/2024

Sérgio Mendes, um grande arranjador da música brasileira

“Garota de Ipanema”, “Mas Que Nada”, “Água de Beber” são músicas marcantes do repertório brasileiro, que tem o arranjador e instrumentista, Sérgio Mendes, como ponto de encontro. Essas e muitas outras composições, do samba-jazz e Bossa Nova, resultaram em uma carreira renomada, que o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro não podia deixar de relembrar e homenagear com uma playlist especial que tocará nesta sexta-feira (06/09) às 21h na Web Rádio MIS RJ.

O artista começou a se apresentar na música no Beco das Garrafas em Copacabana em 1960. A evolução de sua carreira teve um ritmo acelerado, e já em 62, liderando o grupo Sexteto Bossa Rio no concerto de músicos brasileiros de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque, Sérgio Mendes se tornou um dos grandes responsáveis por apresentar o gênero musical ao mundo.

O reconhecimento da qualidade de seus arranjos não vinha apenas da popularidade das músicas que compunha, mas também dos inúmeros prêmios que marcaram seus 64 anos de carreira. Recebeu dois Grammys Latinos e uma nomeação ao Oscar pela música “Real in Rio” do filme “Rio”. Mas o reconhecimento internacional não se limitou à indicação ao Oscar, tendo recebido o Grammy de Melhor Álbum de 1992 pelo disco “Brasileiro”.Também se consagrou como um dos artistas brasileiros que emplacou 14 músicas no Top100 da Billboard dos Estados Unidos.

No MIS RJ foram aproximadamente 113 itens emplacados por Sérgio Mendes. O material do museu que faz referência ao artista transita entre os setores audiovisual, iconográfico, sonoro e textual. No setor sonoro, estão alguns dos melhores discos da carreira de Sérgio, entre eles o premiado “Brasileiro”.

A música brasileira perdeu o brilhantismo das composições de Sérgio Mendes que morreu nesta sexta-feira (06/09) em Los Angeles. Em um momento como este, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro revive a trajetória de Sérgio Mendes para celebrá-lo por seus grandes feitos para a cultura brasileira. A história do arranjador ecoa em cada um dos acordes de suas músicas e também é eternizada e relembrada em cada um dos itens salvaguardados no MIS RJ.

Para pesquisar a obra inigualável de Sérgio Mendes no acervo do MIS RJ, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro(Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 6/9/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


Programa

Pérolas do MIS

top1
1. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top2
2. Curumbande

Elza Soares

top3
3. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top4
4. O Mar Serenou

Clara Nunes

top5
5. Não Deixe o Samba Morrer

Alcione

Oferecimento