Acolhimento e exuberância da natureza em visita ao Sítio Roberto Burle Marx

  • 06/09/2024

Acolhimento e exuberância da natureza em visita ao Sítio Roberto Burle Marx

Em manhã de céu azul e clima agradável, o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, e a gerente de produção, Márcia Benazzi, estiveram no Sítio Roberto Burle Marx, dia 29 de agosto, e foram recebidos com muito carinho pela diretora Claudia Storino. Logo na entrada, há uma enorme foto do artista e a frase - "Deus, para mim é a natureza". E o texto que complementa o lindo painel, assinado por Claudia, diz o seguinte - "A frase ao lado traduz o pensamento e o modo de estar no mundo de Roberto Burle Marx, artista que viveu em estreita ligação com a natureza. O mais eloquente testemunho dessa ligação é esta propriedade de 405.000 m², mais de 3.500 espécies, organizada em viveiros e jardins, convive em harmonia com a vegetação nativa. Este lugar, atualmente denominado Sítio Roberto Burle Marx, é o mais completo registro da vida e da obra do maior paisagista do século XX. Foi o seu cadinho, o laboratório onde realizou as experiências que fundamentaram a criação do jardim tropical moderno". É isso mesmo que sentimos quando percorremos as alamedas repletas de jardins exuberantes, que exalam um perfume indescritível, que transbordam paz e harmonia em cada árvore, planta, arranjos e quedas d'água.

" A diretora Claudia Storino e sua equipe trabalham num lugar único, um verdadeiro paraíso, que todos os cariocas, fluminenses e brasileiros devem colocar em suas agendas de visitação com a máxima urgência porque é um oásis de beleza, exuberância e harmonia na cidade do Rio de Janeiro. E não estou falando somente de natureza, mas também do conjunto arquitetônico que o compreende, além das obras de arte excepcionais que Roberto Burle Marx colecionou ao longo da vida e que estão à disposição do público. O acolhimento que recebemos em algumas horas que passamos no Sítio, o compartilhamento de tantas informações valiosas que a Claudia nos forneceu, isso nos encheu de orgulho e satisfação. Espero que possamos, muito em breve, trabalhar para um Acordo de Cooperação entre o MIS RJ e o Sítio Burle Marx, pensar em projetos acadêmicos, desenvolver dinâmicas educativas que unam as instituições", afirmou Cesar Miranda Ribeiro.

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem diferentes itens em seu acervo relacionados a Roberto Burle Marx. São fotos, livros e até uma partitura da Coleção Rádio Nacional, autoria de Heitor Villa Lobos, que tem a ilustração feita por Burle Marx. E o mais importante, o seu Depoimento para a Posteridade, gravado em 24 de abril de 1980, em que o próprio artista narra desde a infância, até a origem dos seus pais, a sua paixão por música, o começo na pintura, sua ida para Berlim, o ingresso na Escola de Belas Artes, passando pelos seus trabalhos paisagísticos, a pintura em sua vida, o desejo de criar a Fundação Roberto Burle Marx em seu sítio, as contribuições que pretende deixar, a catalogação das plantas em seu sítio, a importância da presença materna em sua vida, o contato com a obra de Van Gogh, a figura e o apoio do pai. Todo esse rico material está à disposição do público e dos pesquisadores, para acessar basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 06/09/2024 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa

Pérolas do MIS

top1
1. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top2
2. Curumbande

Elza Soares

top3
3. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top4
4. O Mar Serenou

Clara Nunes

top5
5. Não Deixe o Samba Morrer

Alcione

Oferecimento